BR 116, Km 03. Jardim América - Mafra/SC • (47) 3642-4264

GERAÇÃO DE ATITUDE
UMA PROPOSTA DE PREVENÇÃO PARA O AMBIENTE ESCOLAR!
 
Voltado à valorização da vida, a promoção da saúde e a melhoria do ambiente escolar, o Projeto Geração Atitude desenvolvido pela Atena tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e é destinado aos adolescentes de escolas públicas do município de Mafra com o objetivo principal de desenvolver uma ação educativa dirigida a prevenção ao uso de álcool e outras drogas no ambiente escolar.
 
E trabalhando o tema prevenção, pretende-se inclusive: 
 
- CRIAR espaços de informações e discussões;
- DESENVOLVER habilidades sociais, de comunicação e resolução de conflitos;
- PLANEJAR ações preventivas;
- FORTALECER os laços afetivos;
- ESTIMULAR a autoestima, a responsabilidade e o senso crítico;
- MELHORAR a qualidade de vida;
- MOTIVAR protagonismo Juvenil;
- FORTALECER as situações de proteção;
- MINIMIZAR as situações de risco.
 
POR QUE PREVENIR?
- Crianças cada vez mais novas se envolvem com álcool, tabaco e outras drogas;
- Quanto mais cedo à prevenção, mais efetiva serão as ações para a diminuição dos fatores de risco e aumento dos fatores de proteção;
- Muitas vezes é apenas na escola que os jovens têm oportunidade de falar sobre o assunto.
 
VANTAGENS DE UM PROJETO DE PREVENÇÃO
- DIMINUI a evasão escolar;
- DIMINUI a violência escolar;
- AUMENTA a melhoria no ambiente escolar;
- AUMENTA integração Família/Escola/Aluno;
- AUMENTA a segurança para professores exercerem sua função.
 
POR QUE ENVOLVER ALUNOS DO 6º AO 9º ANO?
- Adolescentes nesta idade apresentam maior probabilidade de envolvimento com SPA (substâncias psicoativas)
- Evidências comprovam ser a fase de maior efetividade na prevenção;
- Adolescentes reunidos em grupos, de forma positiva, desempenham papel importante no ambiente escolar e social;
- Contribuem ativamente nas atividades escolares.
 
DESENVOLVIMENTO 
As atividades são desenvolvidas semanalmente nos períodos matutinos e vespertinos de cada escola participante, com no mínimo 15 e no máximo 30 alunos por turno.
O projeto aborta questões relacionadas à adolescência, paz, grupos sociais, cultura, família e seus valores, sociedade contemporânea, trânsito seguro, saúde do adolescente (drogas, DST's, higiene, saúde bucal, etc) planejamento do futuro e as atividades do projeto são de forma lúdicas, culturais (filmes, música), colagem, cartazes, performance/teatro, exposições, pintura, palestras, treinamentos. Também a aconselhamento/orientação aos alunos e familiares e ao corpo docente.