BR 116, Km 03. Jardim América - Mafra/SC • (47) 3642-4264

18 de maio. Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Publicado em: 30/05/2017



18 de maio. Dia Nacional da Luta Antimanicomial


O dia 18 de maio, marca no Brasil o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema "Por uma sociedade sem manicômios" e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.

 

Seus objetivos são, desde então, propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.

 

É tempo de comemorar! Mas também é tempo de ficar atento para que conquistas históricas não vivam retrocessos e nos envergonhem enquanto sociedade, enquanto cidadania.

 

Desta forma, A Associação Terapêutica Novo Amanhecer (ATENA), se junta às milhares de vozes que ao longo dos mais de 20 anos luta por uma atenção em saúde mental com maior participação da população na mudança do modelo assistencial, com garantia aos direitos humanos, e convida a comunidade acadêmica, profissionais da área, imprensa, enfim, a população em geral para participar das discussões em torno deste tema, e a posicionar-se criticamente no sentido da garantia de serviços inclusivos.