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Como vencer o desânimo? Especialista ensina como pequenas atitudes podem melhorar sua vida

Publicado em: 27/01/2017



Loriane Heide é psicóloga clínica.


A falta de exercício físico e dormir mais do que o recomendado pode ser um dos motivos para o desânimo e uma porta de entrada para a depressão.

Existem momentos na vida em que o desanimo chega, falta à vontade e até a coragem para realizar as atividades mais simples de dia-a-dia. Nesses momentos é comum se jogar no sofá ou passar o dia todo na cama, o que na verdade só faz aumentar o desanimo.


Para a psicóloga Loriane Heide (CRP/SC-12/14589) pequenas atitudes podem ser adotadas com o objetivo de melhorar em relação aos pensamentos, as sensações e ao corpo, e alimentar-se corretamente é uma delas.


“Quando estamos mais para baixo, temos duas tendências: não nos alimentar ou nos alimentar muito mal. Neste caso procure comer suas frutas preferidas ou experimente frutas e verduras que nunca comeu. Faça uma busca em seu caderno de culinária ou internet sobre alguma receita que há muito tempo você não faz, ou que até mesmo nunca fez, e cozinhe. Pois é muito importante alimentar-se corretamente tendo em vista que é daí que absorvemos energia para o nosso corpo”, explica.

 

Veja a baixo outras dicas da psicóloga:

 

Atividade física
Poder ser algo simples, como dar uma ou duas voltas na quadra da sua casa. Porém, faça isso observando os detalhes ao seu redor, além de cumprimentar os vizinhos, sorrir para alguém que encontrar. Você pode também, fazer uma série de exercícios em casa mesmo, ouvindo uma música que você goste ou começar a praticar um esporte. A atividade física faz com que a energia flua em nosso corpo.

 

Durma bem
Procure dormir 8 horas por noite. Se você tem dormido mais do que essas 8 horas, ao deitar programe o seu despertador, dormir em excesso também não é saudável. Se você não está conseguindo dormir 8 horas diárias reprograme seus horários de deitar para permitir-se esse descanso. As atividades físicas que você realizar durante o dia irão cansar seu corpo e assim proporcionar esse sono. Dormir bem faz seu corpo recarregar as energias e armazenar as informações colhidas e as experiências vividas durante o seu dia.

 

Saia do lugar
Busque fazer uma coisa que há muito tempo você não faz. Ligar para um amigo, visitar um parente, sair para dançar, fazer um pequeno passeio, ir ao cinema, e as possibilidades aqui são diversos.

 

Crie sua lista de interesses
Experimente criar uma lista de coisas que você gosta de fazer: Ler, escutar música, ver filmes, praticar algum esporte, jogar videogame, cozinhar, escrever... Aqui vai depender muito de você, dos seus gostos e de sua personalidade. Despois de criar sua lista, escolha alguns itens dela e se proponha a incluí-los gradativamente em sua rotina. Fazer coisas que gostamos nos desperta bons sentimentos e ainda ajuda a alcançar outros objetivos.

 

Foco
Pensamento positivo ajuda muito. Portanto, tente mentalizar coisas positivas, coisas agradáveis para você, procure verbalizar também, para você mesmo e para as pessoas que estão ao seu redor: “Hoje eu estou melhor que ontem”, “Me sinto mais animado”, “Como eu estou feliz”.

 

Serviço
Loriane Heide
psicologalorianeh@gmail.com
99694-1801

 

Por Douglas Dias